Home > Artigos > Detalhe do artigo

O passo a passo da seleção com foco em Competências

Na empresa "X", um profissional de seleção exausto com o excesso de atribuições, se queixa de um certo gestor que não aprova nenhum candidato. Já foram enviados para entrevista técnica mais de 20 candidatos e nenhum tem o perfil que ele procura!!!

Alguma coisa parece estar errada, é bem provável, que o selecionador está em busca de um perfil e o gestor requisitante, de outro. Como afinar as percepções para se juntarem em busca de um mesmo perfil?

A metodologia da seleção por Competência tem como objetivo estabelecer uma relação de parceria entre selecionador e requisitante desde o primeiro passo do processo seletivo, vamos ver como:

1º passo

Construir um Perfil de Competências (PC)

Para construir o perfil de Competências (PC) é preciso identificar os indicadores de Competências imprescindíveis para o cargo. Isso só é possível com a participação da área requisitante, fornecendo informações sobre:

* Atualização da descrição do cargo
* Missão da área
* Principais desafios do cargo
* Principais erros cometidos no cargo
* Expectativas da área em relação ao cargo
* Dificuldades e pontos críticos do cargo
* Principais projetos a serem desenvolvidos

Todas essas respostas são indicadores de competências que dará origem ao Perfil de Competências e com base neste perfil o profissional de seleção vai preparar as ferramentas que usará no processo seletivo, que serão, a Entrevista Comportamental e os Jogos com foco em Competências, isto é, vai fazer o planejamento completo do processo.

2º Passo

Entrevista Comportamental: Com base no Perfil de Competências (PC), o selecionador vai construir uma entrevista personalizada, com foco nas competências imprescindíveis para o cargo. Isso mesmo, cada PC, dará origem a uma entrevista personalizada.

Características da Entrevista Comportamental:

* Perguntas abertas específicas com verbos de ação no passado
* Investigação da experiência passada do candidato
* Tem objetivo de conhecer o comportamento do candidato em situações específicas do cargo
* Todas as perguntas são planejadas para identificar a presença ou ausência de competências do PC no comportamento passado do candidato nas suas rotinas e atribuições
* Dispensam todas as perguntas hipotéticas, terapêuticas, e outros tipos de perguntas que os candidatos muitas vezes já trazem repostas ensaiadas

3º Passo

Jogos com foco em competências. Também com base no Perfil de Competências (PC), o selecionador vai criar ou escolher uma bateria de jogos, de aproximadamente 4 horas. Estes jogos têm o objetivo de observar a presença ou ausência de competências do PC no comportamento dos candidatos. Características dos Jogos:

* O profissional de seleção faz o planejamento de jogos e orienta o requisitante para atuar como observador
* O profissional de seleção atua como facilitador ou condutor dos jogos, fornecendo todas as instruções e tirando todas as dúvidas
* Cada jogo tem como objetivo a observação de competências específicas presentes no comportamento
* O jogo tem por objetivo observar como está o comportamento do candidato no momento presente, sempre com foco no PC
* A comparação entre o comportamento dos candidatos vai identificar entre todos, qual tem o perfil mais compatível com perfil da vaga

Esses são em linhas gerais, os principais passos para trabalhar em seleção com foco em Competências.


Volta
 
Home | Candidato | Empresa | Posições | O Comtalento | Notícias | Artigos | Fale conosco
Gestor Copyright© 2006 Gestor Consultoria • Todos os direitos reservados.
Telefone: (91) 3204-1300
Desenvolvimento: Bredi • Criação sob medida