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O Futuro pertence a VOCÊ

Um novo ano se aproxima, um novo ciclo se inicia. É chegado o momento para analisarmos mais profundamente os resultados colhidos em 2008, o cenário econômico do mundo, Brasil e seu estado e planejarmos o próximo ciclo. Quem navega deixando o vento levar o barco, termina por não conseguir concretizar nada.

Os recentes acontecimentos financeiros nos EUA e seus desdobramentos ao redor do globo trouxeram mais fortemente a necessidade de analisarmos com profundidade o contexto antes de tomarmos decisões importantes. Contudo, no frigir dos ovos o que nos resta é ou chorar pelo leite derramado ou procurar ( e encontrar ) outra vaca. Sugiro que você procure outra vaca.

De fato, as pessoas vão continuar transportando-se, indo ao supermercado, almoçando, procurando lazer e portanto comprando. Algumas dicas de como planejar se para atravessar um momento restritivo com menos dificuldades.

Antes de mais nada, quero dizer que é nestes momentos que percebemos quem realmente é bom. Em um momento de bonança é fácil administrar uma organização e ter bons resultados, o difícil é faze-lo com restrição de crédito, dólar alto ....

Conheça seus pontos fortes e aqueles que você precisa desenvolver. Analise processos, ferramentas, produtos, pessoas, sistemas de gestão enfim. É muito importante que a análise seja realizada em conjunto com o corpo estratégico de sua empresa. Mais ainda, qual seu diferencial no mercado, no que você é realmente bom?

Seus concorrentes, quem são? Quais são aqueles que concorrem diretamente com seus produtos e segmentos e os demais que simplesmente atuam no mesmo setor? Produtos, estratégias, preço, prazo, serviços, imagem. É de fundamental importância conhecer o mais profundamente possível seus concorrentes.

Revisite, ou desenhe sua Missão, definindo qual a razão de ser de sua empresa. Faça o mesmo com sua Visão. Esta deve ter um texto claro, inspirador e parâmetros. Á partir deste passo, podemos começar a construir objetivos que levem sua empresa a realizar a Missão e atingir a Visão.

Objetivos por si só não ajudarão você a chegar lá, sua organização terá que dividi-los em metas quantificáveis com prazo e valor. São as metas, pequenas partes dos objetivos, que fazem com que você chegue lá.

Um bom plano certamente constitui uma boa bússola, contudo seu barco precisa desatracar e correr o rio, para tanto você precisará desenhar um plano de ação que incorpore suas metas, bem como seus objetivos.

Estamos quase lá. Para que a engrenagem ande e o Book de PE não seja apenas um adorno em sua mesa, teremos de ter um sistema de gerenciamento e de monitoramento de indicadores para que você possa mensurar ganhos, readequar rotas e continuar crescendo. Afinal o mundo é globalizado e portanto competitivo.

Sucesso.

Nara D´ Oliveira

Diretora

Gestor Consultoria


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