Home > Artigos > Detalhe do artigo

Mercado de trabalho na Região Norte

País de terceiro mundo, estado com um dos menores PIBs da federação. O resultado desta subtração é um número com percentuais baixíssimos de posições de trabalho para o mercado formal.
A grande Belém se caracteriza por ser uma ?praça varejeira?, apesar do varejo belenense ter adquirido contornos modernosos nos últimos 8 anos, ainda oferece um número limitado de posições. Por outro lado, o grande número de estruturas familiares concorre fortemente para que os lugares estratégicos sejam ocupados por membros do próprio clã. É fora da grande Belém, sobretudo no sudeste do Pará e mais timidamente no Oeste que se encontram as ofertas mais interessantes de trabalho. Tratam-se de empresas multinacionais do segmento de produção primária, notadamente extração e primeiro beneficiamento, onde estão as oportunidades. Estas empresas oferecem carreira, salário compatível com o mercado, uma cartela de benefícios atraente, mas estão, em sua maioria, situadas em regiões remotas, em cidades com pouca infra estrutura de base e com limitadíssimas ofertas de entretenimento. Não é somente o mercado de trabalho formal que está em alta nestas regiões. Para quem é empreendedor, esta região oferece oportunidade ímpar para quem quer abrir seu próprio negócio. Ao contrário das cidades mais antigas e/ou estruturadas, nestas há a necessidade de quase tudo, aumentando assim a possibilidade de êxito do empreendimento. Para quem é jovem, tem segundo grau, mas ainda não possui uma ?profissão?, estas empresas possuem programas muito bem estruturados de primeiro emprego, onde se observa casos reais de encarreiramento.
Por incrível que possa parecer, as empresas de consultoria possuem muita dificuldade em atrair belenenses para estas localidades. Como há na capital e seu entorno uma enorme concentração de equipamentos que formam mão de obra, é aqui que se encontram os profissionais mais qualificados. Este processo encontra na cultura do Pará um enorme entrave: o belenense não migra. Ele opta por posições mais simples e por menores oportunidades, mas fica próximo da família.
Nas linhas acima encontramos uma forte indicação para quem quiser apostas em um futuro diferente. Boa sorte!

Nara Abdon d?Oliveira
nara@gestorconsultoria.com.br
Diretora
Psicologia (Unama/ 95), MBA Gestão de Pessoas (FIA - USP / 98 )

Nara D´ Oliveira

Diretora

Gestor Consultoria


Volta
 
Home | Candidato | Empresa | Posições | O Comtalento | Notícias | Artigos | Fale conosco
Gestor Copyright© 2006 Gestor Consultoria • Todos os direitos reservados.
Telefone: (91) 3204-1300
Desenvolvimento: Bredi • Criação sob medida