Home > Artigos > Detalhe do artigo

O TRÂNSITO NÃO TEM CULPA

ACHO MUITO CURIOSO SE REFERIREM AO TRÂNSITO COMO SE FOSSE UMA PESSOA - E DE MÁ ÍNDOLE, INCLUSIVE.
? Esse trânsito é terrível, esse trânsito vai acabar me matando, esse trânsito não tem jeito...
Gostaria de lembrar que o tal do trânsito nada mais é do que a soma de nós mesmos; quem faz o trânsito ser como é são nossos hábitos. Em resumo, o trânsito é uma espécie de inconsciente coletivo.
Resolvi trocar o estresse pela observação. Deu certo, chego sempre aonde vou com muito mais calma, muito mais tranqüilo e, de quebra, respondi a uma pergunta que me fazia há muito tempo, e que tinha sempre uma resposta diferente, indo desde ?e se nós matássemos metade dos motoristas??
Claro que só aqueles que não sabem dirigir, ou seja: sempre quem de alguma forma nos atrapalha, mesmo que você seja o errado.
E falando em errado, isso é uma coisa que ninguém é. O sujeito avança a preferencial e é batido; desce do carro cheio de razão.
- Você não me viu? você é cego, pô? Essa estória,por exemplo, de fechar cruzamento sem querer, em 90% dos casos é mentira! Quando você ficar preso em um desses, em vez de tocar a buzina sem parar, que também não adianta de nada, fique olhando com atenção para o motorista e vai perceber que ele tem total consciência, entra numa de simular falsa atenção no carro da frente, mas por dentro está dizendo que ?o azar é seu?.
Quero dizer aos praticantes do ?jegue empacado? - como eu chamo os participantes desse saudável entretenimento que é ?o azar é seu?: companheiro, durante o tempo que você fica ali parado atrapalhando a vida alheia, recebes tanta, tanta praga que seria muito melhor ter parado na faixa, mesmo que isso significasse perder uns 40 segundos.
Tem também a turma que já gosta de perder tempo, andam pelas ruas ?morcegando? sinal, ou seja, andam muito devagar, na esperança de que o semáforo feche. O problema é quando fazem isso pelo lado esquerdo, que pela lei é o único lado permitido para as ultrapassagens. Nem vou falar daqueles que aceleram para não permitir que você saia de uma garagem ou vaga. Voltando à pergunta que me fazia: por que o trânsito é tão ruim? A resposta é muito simples, no caso de Belém, em 99% dos casos é pura falta de educação. Se as pessoas tiverem só um pouquinho mais de civilidade, o nosso trânsito melhora e muito. Até porque, se nós não tivermos, quem terá?


Textos de Bob Menezes

Roberto Menezes

Diretor Double M


Volta
 
Home | Candidato | Empresa | Posições | O Comtalento | Notícias | Artigos | Fale conosco
Gestor Copyright© 2006 Gestor Consultoria • Todos os direitos reservados.
Telefone: (91) 3204-1300
Desenvolvimento: Bredi • Criação sob medida