Home > Artigos > Detalhe do artigo

Se você inventar para o BEM

DEVO CONFESSAR QUE ANDO MEIO TRISTE, NÃO COMIGO. ATÉ PORQUE ULTIMAMENTE TENHO ANDADO EM LINHA RETA, BEBIDO POUCO, FUMADO SÓ O NECESSÁRIO, SEM NENHUMA EXTRAVAGÂNCIA CULINÁRIA, MUITO EMBORA COMENDO SÓ O QUE TEM IMPORTÂNCIA (NADA DE SALADA!) E DORMIDO O SUFICIENTE. ALÉM DISSO, AMO E ME SINTO AMADO.
O problema está do outro lado da rua. Onde não reconheço minha cidade, que não tem mais cheiro de terra molhada e nem de manga depois da chuva. Temos, agora, o caos urbano. O trânsito de sonâmbulos na direção, assalto para todos os lados, uma total desconsideração com os que mais precisam dela e a vitória de tudo aquilo que se acreditava desprezível à felicidade.
Não achem, pelo amor de Deus, que virei um pessimista, até porque estou aqui só comentando o que não dá mais pra esconder, ou alguém aí acha que não existe um excesso de individualismo na atitude das pessoas? Nos permitimos não ter tempo. Não ter tempo para ir ao parque, não ter tempo para brincar com os filhos, não ter tempo para ouvir música... É um tal de não tenho tido tempo para ler, nem pra ouvir pássaros, muito menos de ver o rio.
? Ah! Só não digo para minha mulher que a amo por exclusiva falta de tempo. Tempo mesmo as pessoas só arranjam para correr atrás de dinheiro e poder, enlouquecidamente, passando por cima de tudo e de todos, pra depois não saber o que fazer com eles. Até mesmo a maioria das gerações mais novas só arranja tempo para tomar bala se sacudindo nas raves a noite inteira e se empapuçando de água, troço meio besta, eu acho.
Estão deixando de lado o tempo de se olhar a vida para assim aprender a gostar dela. Porque a vida é como sempre foi e sempre será, muito boa pra quem dela aprendeu a gostar. É sempre bom lembrar que não existe possibilidade de plantar uvas e colher morangos. E como diz o poeta maranhense Ferreira Gullar, a vida é uma invenção. Se você inventar o mal, a vida fica uma m..., mas se você inventar para o bem...
O poeta já disse, companheiro, que a vida é uma só. E eu digo: o melhor da vida é gente. Só o que pode trazer realização, paz, harmonia e sabedoria é o convívio com gente. Portanto, arrume tempo para ler poesia, para ouvir boa música, para andar descalço, catar manga na chuva, e, principalmente, estar com amigos. Afinal, lembrem-se sempre de que nosso planeta é azul e isso é uma bênção de Deus, porque não há nada melhor do que viver no azul.E quanto a esse negócio de ficar triste, não estou mais, acabei de lembrar um poema de Vinícius de Moraes.

Roberto Menezes

Diretor Double M


Volta
 
Home | Candidato | Empresa | Posições | O Comtalento | Notícias | Artigos | Fale conosco
Gestor Copyright© 2006 Gestor Consultoria • Todos os direitos reservados.
Telefone: (91) 3204-1300
Desenvolvimento: Bredi • Criação sob medida